COPA THOMAS ENGEL

 

Copa Thomás Engel de Tênis está confirmada para setembro
Torneio integra a terceira etapa do Projeto Fomento ao Tênis

 

Novo Hamburgo/RS – A edição 2018 da Copa Thomás Engel de Tênis, que integra o Projeto Fomento ao Tênis, com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte, apresentada por Bertex e com patrocínio da Sintemais, já tem a sua data definida. Será entre os dias 27 e 30 de setembro, tendo como sede principal novamente a Sociedade Aliança, interrompendo assim o rodízio que acontece entre o clube e a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. Mas o motivo é justificado e está acertado sem problemas entre os dois parceiros: a Sociedade Aliança está comemorando seu aniversário de 130 anos e pretende destacar o torneio em sua programação esportiva comemorativa à data. E, em 2019, é a Ginástica que pretende ter uma temporada marcante, quando completará 125 anos de história.
 
A Copa Thomás Engel foi criada para homenagear o tenista hamburguense Thomás Engel, falecido em 2001, e desde então vem crescendo de importância. No ano passado, o ponto alto foi a presença de Fernando Meligeni, que participou de uma intensa programação e fez um jogo-exibição com o também ex-profissional Lucas Engel. Além disso, foi destaque a disputa em alto nível em várias categorias, especialmente na 1ª Classe, onde o título ficou com o gaúcho André Ghem. O torneio será realizado nas categorias dos 10 aos 18 anos, 35, 45 e 55 anos, e 1ª à 5ª Classe, todas no masculino e feminino, com inscrições já abertas pelo site da Federação Gaúcha de Tênis, no endereço www.fgtenis.com.br .
 
A primeira etapa do Projeto Fomento ao Tênis aconteceu em Pelotas, com o Torneio da Páscoa, que contou com cerca de 300 participantes. A segunda etapa foi o Mercosul Open, em Santo Ângelo, que reuniu mais de 400 inscritos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fone (51) 98209-2675. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Lazer (ALEC).
 

Edição de 2017

 

Copa Thomás Engel teve muito tênis e show de Fernando Meligeni
Na 1ª Classe, André Ghem confirmou o favoritismo e ficou com o título

 

Novo Hamburgo/RS – A melhor edição de todas. A afirmação resume o sentimento dos organizadores da Copa Thomás Engel de Tênis, encerrada no último domingo (01) em Novo Hamburgo. Mesmo com um clima instável, onde houve sol, chuva, frio, calor e até temporal, o torneio foi marcado por uma grande movimentação, tanto para acompanhar a programação nas quadras da Sociedade Ginástica e da Sociedade Aliança, e do Clube 15 de Novembro, em Campo Bom, como a partida-exibição entre Fernando Meligeni e Lucas Engel, no sábado à tarde, que reuniu um grande público. A Copa Thomás Engel de Tênis foi apresentada por Bertex, com copatrocínio da Sintemais, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Pro-Esporte-RS. O torneio integra o Projeto de Fomento ao Tênis, que conta com financiamento da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, através do Programa Pró-Esporte, e patrocinado pela Bertex e Sintemais.
“Adoro Novo Hamburgo, adoro estar em quadra e adoro a família Engel. É sempre muito bom estar aqui, perto de gente do bem, que valoriza o tênis. Está não hora do Rio Grande do Sul e de Novo Hamburgo voltarem a ser destaques no cenário nacional”, disse Meligeni, ao final da partida contra Lucas Engel, onde perdeu por 7/6(6) e 6/2. Porém, o que menos importou foi o resultado. Muito mais do que um confronto, o jogo comprovou que Fininho, como é mais conhecido no circuito, é uma das principais expressões do tênis nacional, mesmo sem disputar qualquer competição. “Sempre penso em me divertir dentro de quadra e também divertir as pessoas que estão nos assistindo. Mas sou um cara que falo o que penso, e alguns comentários são mais pesados. Acredito muito no planejamento e, infelizmente, não é isto que vejo no tênis nacional”, advertiu. Fininho também participou de um bate-papo com jogadores, pais e técnicos na sexta-feira à noite, também na Sociedade Aliança. “Agradeço a todos que prestigiaram o torneio. Foi aqui nesta quadra que o Thomás jogou pela última vez, vencendo o Aberto de Novo Hamburgo”, disse, emocionado, Henrique Engel, pai de Thomás e de Lucas.
COMPETIÇÃO – A Copa Thomás Engel foi disputada em diversas categorias, com destaque para a 1ª Classe, que ofereceu premiação superior a R$ 5.000,00. Confirmando o favoritismo, André Ghem garantiu o título ao vencer Nicolas Cavalheiro na decisão, marcando 6/4 e 6/3. Das 23 categorias, seis não chegaram ao final devido a um forte temporal que atingiu Novo Hamburgo no domingo à noite. Estes jogos serão realizados ao longo dos próximos dias, conforme acordo entre os finalistas.
A realização da Copa Thomás Engel foi da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, com supervisão da Federação Gaúcha de Tênis, promoção da Quadra Eventos, com patrocínio local de Schwan Imóveis, Lo Party & Beauty, Dem-Bas Embalagens, LRB Química e Tecidos e Himaco, além do apoio de Água da Pedra, Fábrica Fantástica Brindes, Duvale Metais, M. Garden Grill, Sorvetes Rei, Chirú Casa de Carnes, Cerveja Mutante, Prosec Monitoramento e Portaria 24h, Sociedade Ginástica e Sociedade Aliança.
 
QUADRO DE HONRA – COPA THOMÁS ENGEL
 
MASCULINO
10 anos - Vicente Freda (ALJ) derrotou Enrico Bertoluci (ALJ) - 6/2
12 anos A - Pedro Freda (ALJ) d. Rafael Genehr (SOG) - 5/7, 7/6(4), (10/4)
14 anos A - Victor Tosetto (GNU) x Daniel Capucci (ALJ) – a decidir
14 anos B - Bruno Reinheimer (GIN) d. Davi Daniel (CCPF) - 6/2, 6/2
16 anos A - Lucius Soller (GNU) d. Henrique Marsiglia (ALJ) - 6/2, 0/6, (10/2)
16 anos B - Lucas Pulz (RJ) d. Gustavo Turmina (RJ) - 1/0, ret.
18 anos - Henri Luz (ATC) d. Matias Guiñazu (GNU) - 6/3, 4/6, (10/6)
35 anos B - Fabricio Lacerda (SC) d. Janir Drum (BOH) - 6/4, 6/0
45 anos A - Raul Ludwig Junior (GIN) d. Denativo Silva (ATC) - 6/3, 6/0
45 anos B - Eugenio Felipetto (SL) d. João Reys (AVA) - 6/1, 6/1
55 anos A - André Bohrer (GNU) d. Egon Schniztler (CAR) - 6/2, 6/3
1ª Classe - André Ghem (GNU) d. Nicolas Cavalheiro (CC) - 6/4, 6/3
2ª Classe - Lucas Vieira (AABB) d. Lucas Cardoso (ATC) - 6/3, 6/1
3ª Classe - Eduardo Zarpe (SOG) d. André Dornelles (GNU) - 6/0, 6/0
3ª Classe B - Er Guex Junior (AVA) d. Daniel De Bastiani (AVA) – 7/6(4), 63
4ª Classe - João Schorr (SOG) d. Rodrigo Monterosso (PAR) - 6/3, 0/6, (10/5)
4ª Classe B - Leonardo Cassel (AVA) d. Cacio Pierezan (TS) - 1/0, ret.
5ª Classe - Lucca Gabriel (SOG) x José Carlos Schorr (AL) - a decidir
 
FEMININO
12 anos - Daniela Bozko (ALJ) x Laura Predebon (ALJ) - a decidir
14 anos - Luciana Braga (SOG) x Isabelle Tiecher (ALJ) - a decidir
16 anos - Juliana Kulczynski (ALJ) x Elisa Dornelles (ALJ) - a decidir
1ª Classe - Raquel Martini (AVA) x Suellen Abel (GNU) – a decidir
3ª Classe - Martina Xavier (ALJ) d. Neca Maurer (GIN) - 6/1, 6/0

 

Copa Thomás Engel de Tênis define os campeões
Torneio movimentou a Sociedade Ginástica e a Sociedade Aliança

 

Novo Hamburgo/RS – A 15ª edição da Copa Thomás Engel de Tênis chegou ao seu final no domingo à tarde (23), com o dia marcado por temperaturas acima da média em Novo Hamburgo. Depois de quatro dias de muitos jogos na Sociedade Ginástica e na Sociedade Aliança, o torneio definiu seus campeões, com destaque para a categoria 1ª Classe, onde Gustavo Guerses, da Associação Leopoldina Juvenil, de Porto Alegre, garantiu a vitória ao derrotar, na decisão, Nicolas Cavalheiro, do Clube do Comércio, também de Porto Alegre, por 7/5, 6/7(4) e 10/8. Além do título, Guerses também faturou um prêmio de R$ 1.200,00.
De Novo Hamburgo, destaque para as vitórias de Raul Ludwig Júnior (Ginástica), nos 45 Anos A, Beno Bucker Filho (Aliança), na 2ª Classe, além dos vices de Fernando Nunes (Aliança) na 4ª Classe, e Eduardo Etzberger (Aliança) nos 45 Anos B. “Esta edição foi uma das melhores, com um clima excelente dentro e fora das quadras. Agora, já começamos os preparativos para a próxima edição, em 2017, onde nosso objetivo é oferecer uma estrutura ainda maior para os jogadores, técnicos e familiares. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, destacou Henrique Engel, um dos organizadores.
Paralelamente à Copa Thomás Engel também foi realizado um torneio de Beach Tennis e um evento de Food Trucks. O patrocínio do evento foi da Bertex, Sintemais Comércio e Laminados Sintéticos e Schwan Imóveis com apoio da Himaco, Lô Santos Party and Beauty, Dem-Bas Embalagens, Fábrica Fantástica Brindes, Sushi Dai Zen, Unimed VS, Água da Pedra, Cerveja Mutante, Sociedade Ginástica e Sociedade Aliança de Novo Hamburgo. A realização foi da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, com supervisão da Federação Gaúcha de Tênis e promoção da Quadra Eventos.
 
QUADRO DE HONRA
 
MASCULINO
10 ANOS – Campeão: Bernardo Duarte (BOH); Vice: Pedro Dietrich (GNU) – 6/1
12 ANOS A - Ricardo Starosta (ALJ) derrotou João Schorr (SOG) - 6/4, 6/4
12 ANOS B - Pedro Pinto (ALJ) d. Arthur Mendes (GNU) - 6/2, 6/0
14 ANOS A - Guilherme Bier (GIN) d. Pedro Sasso (ALJ) – 6/3, 6/3
14 ANOS B - Victor Tosseto (GNU) d. Lucas Lima (RJ) - 7/6(3), 6/2
16 ANOS A - Henri Luz (ATC) d. João Sasso (ALJ) – 2/6, 6/4, 10/4
16 ANOS B - Wesley Monteiro (CCPF) d. Franco Morselii (RJ) - 6/3, 7/5
18 ANOS - Felipe Andreazza (AVA) d. Lorenzo Lopes Oliveira (RJ) – 6/3, 7/6(2)
35 ANOS B - Leandro Avila (AVA) d. José Correa (CJ) - 6/4, 6/7(3), 10/8
45 ANOS A - Raul Ludwig Júnior (GIN) d. Fábio Wacker (AVA) - 6/1, 6/4
45 ANOS B – Eugenio Felipetto (SL) d. Eduardo Etzberger (AL) – 6/0, 6/0
1ª Classe - Gustavo Guerses (ALJ) d. Nicolas Cavalheiro (CC) - 7/5, 6/7(4), 10/8
2ª Classe - Beno Bucker Filho (AL) d. Henri Luz (ATC) - 6/2 (Ret.)
3ª Classe - Kelvin Silva (AVA) d. Jaison Burtet (SRI) - 6/2, 6/1
4ª Classe - Ederson Lopes (TS) d. Fernando Nunes (AL) – 7/5, 6/2
5ª Classe - Fábio Hoerlle (AVA) d. Neri Franco (CC) – 6/3, 6/2
 
FEMININO
12 ANOS - Karoline Suzin (RJ) d. Antônia Ferrarini (RJ) – 6/1, 6/2
14 ANOS - Sofia Braga (ALJ) d. Valentina Ferrarini (RJ) – 6/2, 7/6(5)
 


HOME

 

Voltar ao topo