CIRCUITO TÊNIS GAÚCHO

 

Inscrições para etapa GNU do Circuito de Tênis Gaúcho abertas até esta terça-feira
Tenistas ganham mais um dia para garantir presença no evento apresentado por Stihl


Porto Alegre (RS) - Os tenistas interessados em participar da Etapa do Grêmio Náutico União do Circuito de Tênis Gaúcho, apresentado por Stihl, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal terão mais um dia para fazer suas inscrições. O evento, que ocorrerá no próximo final de semana, 01 à 04 de Agosto, segue com as suas inscrições abertas até esta terça-feira, 30 de Julho, pelo site da Federação Gaúcha de Tênis: www.fgtenis.com.br
 
A etapa do GNU é sempre uma das mais concorridas do Circuito, destacando-se a excepcional estrutura do Clube, um dos maiores do Estado. Além disto, neste ano de 2019, será a única etapa do Circuito de Tênis Gaúcho disputada em quadras rápidas, o que sempre se torna um atrativo extra para os jovens tenistas gaúchos.
 
O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), apresentado por Stihl, com patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O apoio ouro é da CVI (Coca-Cola) e apoio prata da Sabemi, Doctor Clin e Super Tratores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, além do apoio dos clubes sedes. A Artengo é bola oficial da competição. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675.

A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis

 

 

 

Garotada faz a festa na segunda etapa do Circuito de Tênis Gaúcho
Próximo torneio acontece entreis dias 31/05 e 02/06, em Santa Cruz do Sul

 

Porto Alegre/RS – Um final de semana de muito sol proporcionou o clima apropriado para a segunda etapa do Circuito de Tênis Gaúcho, apresentado por Stihl, e encerrado no domingo, dia 14. Cerca de 240 participantes de clubes e academias de várias cidades do Rio Grande do Sul marcaram presença nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, muitos deles acompanhados de familiares e dos técnicos. Este é um evento onde o resultado dentro de quadra é importante, mas não é o fato mais relevante, já que o objetivo é proporcionar à garotada a oportunidade de iniciação junto às competições, sentindo de perto a realidade de um torneio.
As duas próximas etapas já estão com inscrições abertas. A terceira será realizada de 31 de maio a 2 de junho, no Tênis Clube Santa Cruz, e a quarta etapa acontecerá no Clube Tiro e Caça, de Lajeado, de 14 a 16 de junho. O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), apresentado por Stihl, com patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O apoio ouro é da CVI (Coca-Cola) e apoio prata da Sabemi, Doctor Clin e Super Tratores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, além do apoio dos clubes sedes. A Artengo é bola oficial da competição. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675.
 
QUADRO DE HONRA – 2ª ETAPA DO CIRCUITO DE TÊNIS GAÚCHO - ALJ
 
Masculino
09 anos - Rafael Bin (BOH) derrotou Henrique Brasil (GNU) – 6/2
10 anos A - Gabriel Mileski (GNU) d. Rodrigo Pizzato (DTZ) – 6/2
10 anos B - Rodrigo Pizzato (DTZ) d. Henrique Brasil (GNU) – 6/2
12 anos A - Heitor Souto (RJ) d. Eduardo Heineberg (GNU) – 7/6(4)
12 anos B - Lorenzo Einsfeld (SOG) d. Gabriel Mileski (GNU) – 6/2
12 anos C - Lucas Faccin (GNU) d. Rafael Sfoggia (ALJ) – 6/5
14 anos A - Matias Tavares (SOG) d. Lucas Santos (ALJ) – 7/5
14 anos B - João Medeiros (ALJ) d. Gustavo Rosset (GNU) – 6/4
14 anos C - Thallys Oliveira (DTZ) d. Ezequiel Pereira (DTZ) – 6/1
16 anos A - Felipe Martins (SOG) d. João Hruby (ALJ) – 6/2
16 anos B - Timoteo Franco (GNU) d. Gustavo Mansur (CCB) – 6/1
 
Feminino
09 anos - Flavia Souza (GNU) d. Carolina Fonseca (GNU) – 6/2
10 anos - Ana Clara Gil (GNU) d. Mariana Costa (DUN) – 6/2
12 anos A - Yasmin Hoeltz (GNU) d. Isadora Caleffi (ALJ) – 6/3
12 anos B - Francesca Brondani (RJ) d. Ana Clara Gil (GNU) – 6/2
14 anos A - Marina Caleffi (ALJ) d. Eduarda Montré (DTZ) – 7/6(5)
14 anos B - Julia Mello (GNU) d. Julia Nagelstein (ALJ) – 6/1
16 anos F - Georgia Dutra (SOG) d. Laura Predebon (ALJ) – 6/4

 

 

Circuito de Tênis Gaúcho define os campeões da primeira etapa
Torneio foi realizado durante o final de semana no Dunas Clube, em Pelotas

 

Pelotas/RS – Um final de semana de temperaturas agradáveis marcou a primeira etapa do Circuito de Tênis Gaúcho (CTG) em 2019. As quadras do Dunas Clube estiveram movimentadas pela presença dos jovens tenistas, familiares e técnicos, indicando que a atual temporada será novamente de muito incentivo para que a garotada dê os primeiros passos quando o assunto é a participação em torneios, sem perder o espírito de confraternização e amizade.
Entre os destaques da primeira etapa esteve o projeto social Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre, que somou quatro títulos e quatro vice-campeonatos. O clube da casa também teve ótimo desempenho, com quatro títulos e três vices. A segunda etapa do CTG está marcada para o período entre 11 e 14 de abril, nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo site da Federação Gaúcha de Tênis no endereço www.fgtenis.com.br até o próximo dia 8.
O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), apresentado por Stihl, com patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O apoio ouro é da CVI (Coca-Cola) e apoio prata da Sabemi, Doctor Clin e Super Tratores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, além do apoio dos clubes sedes. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675.
 
CIRCUITO DE TÊNIS GAÚCHO – ETAPA PELOTAS
QUADRO DE HONRA
 
MASCULINO
09 anos - Theylor Padilha (DTZ) derrotou Ignácio Saldaña (DUN) – 6/4
10 anos B - Gabriel Finkielsztejn (DTZ) d. Rodrigo Pizzato (DTZ) – 6/1
12 anos B - Frederico Iribarren (DUN) d. Rodrigo Pizzato (DTZ) – 6/1
12 anos C - Gabriel Finkielsztejn (DTZ) d. Gustavo Cardoso (PAR) – 6/1
14 anos A - Matias Tavares (DUN) d. Matheus Azevedo (SOG) – 6/2
14 anos B - Eduardo Ribeiro (DUN) d. Lucas Ribeiro (DUN) – 6/2
14 anos C - Bruno Penteado (PAR) d. Thallys Oliveira (DTZ) – 6/4
16 anos A - Felipe Martins (SOG) d. Matias Tavares (SOG) – 6/4
16 anos C - Bryan Machado (DTZ) d. Guilherme Amaral (DTZ) – 6/1
 
FEMININO
12 anos B - Manoela Souza (AVA – Campeã) e Marina Kuhn (DUN – Vice)
14 anos A - Valentina Almeida (DUN) d. Stela Oliveira (PAR) – 6/3
14 anos B - Stela Oliveira (PAR) d. Manuela Antunes (SL) – 6/2

 

 

Pelotas recebe a primeira etapa do Circuito de Tênis Gaúcho
Quase 100 jogadores estão inscritos, incluindo representantes de projetos sociais

 

Pelotas/RS – Cerca de 100 jogadores participam, no próximo final de semana (dias 23 e 24), da primeira etapa do Circuito de Tênis Gaúcho em 2019. O evento, apresentado por Stihl, dá a largada no calendário deste ano, que prevê a realização de dez torneios. Os jogos terão como sede principal o Dunas Clube, em Pelotas, a partir das 9h de sábado, com previsão de encerramento no domingo à tarde.
 
“O clima é de expectativa por parte do clube e também da garotada aqui da região. Este será o terceiro ano em que sediaremos uma etapa do circuito e organizamos uma estrutura diferenciada para receber a garotada”, destaca o técnico Mauro Mattos, que coordena a escola de tênis do Dunas Clube há 27 anos, formada por aproximadamente 240 alunos. “Entre os atrativos, foi montado um barzinho especial, junto ao espaço gourmet, que contará inclusive com crepes personalizados. A piscina térmica do clube estará liberada para os participantes e, no sábado pela manhã, os tenistas poderão usar o minigreen para experimentar umas tacadas de golfe”, acrescenta o técnico.
 
PROJETOS SOCIAIS – A primeira etapa do Circuito de Tênis Gaúcho contará com a presença de vários integrantes de projetos sociais existentes no Estado. Entre eles estão oito participantes do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento de Multi Aprendizado), de Caxias do Sul. De acordo com o diretor Vinícius de Freitas Flores, o projeto conta com 48 alunos que são atendidos nas segundas e terças pela manhã, e nas quartas, quintas e sextas-feiras à tarde.
 
O Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre também marcará presença no Dunas Clube, com 14 jogadores. “Estamos muito otimistas com os atletas, pois fizeram uma pré-temporada de dezembro a fevereiro, treinando em dois turnos no período de férias escolares. Tudo isto na expectativa do calendário 2019. A ideia é fazer com que eles participem do maior número de torneios, a fim de entenderem mais sobre o ritmo de jogo  e assimilar o esporte, fazendo suas próprias conquistas. Estamos dando continuidade ao calendário, mas as despesas são muito altas e o bolso aperta. Temos recebido muito apoio da Federação e dos promotores de eventos, como é o caso do Circuito de Tênis Gaúcho, que nos proporciona gratuidades em hospedagem e alimentação. Nossa expectativa é que a garotada aproveite ao máximo possível esta oportunidade, de estar em um projeto onde existem pessoas que se importam com eles e o seu futuro”, observa Rosani Franco, coordenadora do Instituto Tênis Núcleo Porto Alegre.
 
O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), apresentado por Stihl, com patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O apoio ouro é da CVI (Coca-Cola) e apoio prata da Sabemi, Doctor Clin e Super Tratores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, além do apoio dos clubes sedes. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675. A programação completa está disponível pelo site da Federação Gaúcha de Tênis, no endereço www.fgtenis.com.br .

 

 

Circuito de Tênis Gaúcho começa em Pelotas e terá 10 torneios na temporada
Primeiro evento acontecerá no Dunas Clube, dias 22, 23 e 24 de março

 

O Circuito de Tênis Gaúcho, apresentado por Stihl, já prepara a retomada dos torneios para a temporada 2019. Neste ano serão dez etapas disputadas entre os meses de março a novembro, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. A primeira competição está agendada para os dias 22, 23 e 24 de março, no Dunas Clube, em Pelotas, e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 pelo site da Federação Gaúcha de Tênis, no www.fgtenis.com.br .
A fórmula adotada pelo Circuito de Tênis Gaúcho é um dos motivos que permanece atraindo a garotada dos 8 aos 16 anos. Os primeiros classificados no ranking estadual não podem se inscrever, abrindo mais espaço para jogadores que estão começando a participar de eventos. A disputa é em grupos, oportunizando mais que uma partida, mesmo para quem perde na primeira rodada. As categorias menores acontecem no formato Tennis 10 e jogos de um set, entre outros diferenciais.
 
O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), apresentado por Stihl, com patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O apoio ouro é da CVI (Coca-Cola) e apoio prata da Sabemi, Doctor Clin e Super Tratores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, além do apoio dos clubes sedes. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675.
 
CALENDÁRIO 2019 – CIRCUITO DE TÊNIS GAÚCHO
1ª etapa - 22 a 24 de março - Dunas Clube - Pelotas
2ª etapa - 11 a 14 de abril – Associação Leopoldina Juvenil – Porto Alegre
3ª etapa - 31 de maio a 02 de junho – Tênis Clube Santa Cruz
4ª etapa - 14 a 16 de junho – Clube Tiro & Caça de Lajeado
5ª etapa - 05 a 07 de julho - Sogipa – Porto Alegre
6ª etapa - 02 a 04 de agosto – Grêmio Náutico União – Porto Alegre
7ª etapa - 30 de agosto a 01 de setembro – Avenida Tênis Clube - Santa Maria
8ª etapa - 04 a 06 de outubro – Recreio da Juventude - Caxias do Sul
9ª etapa - 25 a 27 de outubro - Novo Hamburgo
10ª etapa - 22 a 24 de novembro – Belém Novo Golf Club – Porto Alegre

 

 

Circuito de Tênis Gaúcho divulga Ranking de Clubes da temporada 2018
No total, 16 clubes e academias participaram das nove etapas realizadas no ano

 

Porto Alegre/RS – Nove etapas disputadas, cerca de 1.200 participantes entre 8 e 16 anos de idade, dezenas de técnicos e centenas de pais torcendo e incentivando a garotada. Estes são alguns dados referentes à temporada 2018 do Circuito de Tênis Gaúcho, que chegou ao final no dia 25 de novembro, com o torneio no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre. O evento, realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), com patrocínio da Stihl e Banrisul, apoio ouro da Previsul e Nat, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, contou também com o apoio da Água da Pedra/Fruki, clubes sedes e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
 
Nesta semana foi divulgado oficialmente o Ranking de Clubes, confirmando a Associação Leopoldina Juvenil em primeiro lugar, com 2.951 pontos. A Academia Dietze ficou em segundo, com 2.277 e a Sogipa em terceiro lugar, com 1.337. A quarta colocação coube ao Grêmio Náutico União, com 978, seguido do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, com 786 pontos e considerado o “campeão do interior”. Na sequência, pela ordem, aparecem o Dunas Clube de Pelotas (689), Avenida Tênis Clube, de Santa Maria, (645), São Leopoldo Tênis Clube (389), Projeto WimBelemDon (358), Parque Tênis Clube, de Pelotas, (317), Clube Tiro e Caça, de Lajeado, (265), Belém Novo Golf Club (142), Sociedade Aliança de Novo Hamburgo (125), Clube 28 de Maio, de Santo Ângelo, (98), Clube Comercial de Passo Fundo (95), e Clube do Comércio de Porto Alegre (26).
 
DESTAQUES – A Associação Leopoldina Juvenil voltou a se consagrar em primeiro lugar no ranking, conquista importante mas que fica em segundo plano devido ao perfil da competição, que é o de dar oportunidade de iniciação ao esporte a quem está começando. O técnico da equipe da ALJ, Maurício Motta, o “Tuca”, lembra que é um “privilégio” contar com um evento como este no Rio Grande do Sul. “Serve como uma escola para a nossa garotada, uma porta de entrada para as competições federadas. Agora, é preciso pensar em novas alternativas para manter e ampliar o interesse dos clubes e academias. O circuito é fantástico e deveria ser uma prioridade para técnicos e jogadores. Para nós, o CTG sempre será especial, independente de chegar na frente no Ranking de Clubes”, observou Tuca.
 
Já a Academia Dietze saiu da sexta colocação no ano passado para o vice-campeonato em 2018. Esta posição ganha ainda mais valor, já que a equipe foi formada, em grande parte por integrantes do Instituto Tênis (IT), conhecido projeto social, cuja participação foi garantida pelo patrocínio da Stihl, Banrisul, Previsul e Nat, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. De acordo com a coordenadora do IT Núcleo Porto Alegre, Rosani Oliveira Franco, a colocação final foi bastante comemorada pelos jogadores. “Foi um grande desafio e ao mesmo tempo uma motivação, pois eles vêm de uma base zero, tomaram conhecimento do esporte tênis na escola, onde foram iniciados através do Projeto Massificação, tendo aulas duas vezes por semana no período de educação física. Aqueles que tiveram o interesse e mostraram uma desenvoltura e capacidade foram convidados para treinar na sede do IT, dentro da academia Dietze Tennis. A rotina destes alunos é de 2ª feira a 6ª feria das 14h às 18h e das 9h às 11h30min, em turnos inverso da escola. Esta premiação de vice-campeão só comprovou que eles são capazes de “conquistar o mundo” com o próprio esforço e que não dependem de ninguém, apenas deles mesmos”, explicou Rosani.
 
A coordenadora do IT/POA lembra um fato interessante: no ano passado foram seis participantes na etapa do Belém Novo Golf Club, onde eles assistiram a Sogipa receber o troféu de campeã. “Todos comentaram: que legal, professora, este troféu, tão grande e bonito. Será que um dia vamos ganhar um? Logo respondi: fiquem de olho aberto, o ano que vem estaremos aqui, só depende de vocês. Um dos alunos que estava lá neste ano lembrou este episódio quando recebemos o troféu. Eles se esforçam muito para chegar lá, pois além do comprometimento que cobramos deles em treinar, ainda apresentam o boletim trimestralmente para permanecer no Projeto”, disse ela.
 
Na sua avaliação, o Circuito de Tênis Gaúcho é de “suma importância, pois oportuniza aos alunos que estão iniciando no esporte participarem de torneios com atletas do mesmo nível, não tendo a frustração de serem eliminados logo no primeiro confronto, motivando-os a seguir em frente. A lei de Incentivo ao Esporte vem ajudando muita gente e desejo que os organizadores, atletas, treinadores nunca desistam desta luta para, cada vez mais, melhorarem não só o tênis gaúcho, mas o esporte num todo, para que daqui 20 anos possamos ter orgulho em dizer que ajudamos o crescimento da modalidade com atletas brasileiros no cenário mundial. Importante ainda lembrar do apoio que os projetos sociais recebem dos organizadores como a isenção de inscrições, alimentação, hospedagem, etc. Isto nos dá chance de inscrever o maior número de atletas possível. Sem esta ajuda não seria possível competir de igual para igual com aqueles que têm mais condições."”, conclui.
 

 

Circuito de Tênis Gaúcho chega ao final da temporada
Associação Leopoldina Juvenil, Academia Dietze e Sogipa são os três melhores do Ranking de Clubes

 

Porto Alegre/RS – A temporada 2018 do Circuito de Tênis Gaúcho chegou ao seu final neste domingo (25), com a disputa da etapa no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre. Quase 150 jogadores dos 8 aos 16 anos estiveram inscritos no último torneio do ano, e nem mesmo a chuva que caiu com mais intensidade no sábado pela manhã atrapalhou a festa da garotada. Ainda no sábado o tempo seco retornou e um domingo de sol marcou a despedida em grande estilo.
Realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), com patrocínio da Stihl e Banrisul, apoio ouro da Previsul e Nat, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, o Circuito de Tênis Gaúcho contou também com o apoio da Água da Pedra/Fruki, clubes sedes e FGT. Informações adicionais sobre o Circuito de Tênis Gaúcho podem ser obtidas pelo telefone (51) 98209-2675.
 
RANKING DE CLUBES - Mesmo que o espírito de integração e iniciação à competitividade sejam duas das principais características do Circuito, a luta pela classificação final no Ranking de Clubes acaba proporcionando um clima maior de disputa. Desta vez, a Associação Leopoldina Juvenil terminou com o troféu de campeão. A Academia Dietze ficou com o vice e a Sogipa encerrou na terceira colocação. A colocação final da Academia Dietze foi bastante comemorada, ainda mais levando-se em conta que a equipe foi formada basicamente com tenistas integrantes de um projeto social (Instituto Tênis), cuja participação foi garantida pelo patrocínio da Stihl, Banrisul, Previsul e Nat, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
 
QUADRO DE HONRA – ETAPA BNGC
 
MASCULINO
09 anos - Antonio Mentz (ALJ) derrotou João Eduardo Canto (GNU) – 6/4
10 anos A - Eduardo Heineberg (GNU) d. Lorenzo Wellausen (ALJ) – 6/4
10 anos B - Pedro Correa (DTZ) d. Caetano Andretta (BOH) – 6/5
12 anos A - Luis Costa (ATC) d. Theodoro Mello (CTC) – 6/2
12 anos B - Eric Dutra (DTZ) d. Luis Silva (ATC) – 6/1
12 anos C - Lucas Ledermann (GNU) d. Leonardo Zanoni (DTZ) – 6/4
14 anos A - Pedro Dietrich (DTZ) d. João Vitor Hruby (ALJ) – 6/3
14 anos B - Luis Costa (ATC) d. Theodoro Mello (CTC) – 6/3
14 anos C - Eric Dutra (DTZ) d. Mateus Cogo (ATC) – 6/5
16 anos A - Yuri Dutra (DTZ) d. Nikolas Konoski (PAR) – 6/0
16 anos B - João Vitor Hruby (ALJ) d. Erick Bittencourt (DTZ) – 6/4
 
FEMININO
09 anos - Flavia Souza (GNU) d. Martina D'Andrea (SOG) - 6/3
10 anos - Isadora Caleffi (ALJ) d. Marina Lehmann (SOG) – 6/2
12 anos - Yasmin Asnis (ALJ) d. Pietra Rivoli (CPSH) – 6/3
14 anos - Antonella Xavier (AVA) d. Julia Bordignon (ATC) – 6/1
 
 

 

 

VOLTAR AO TOPO


 

HOME